terça-feira, 24 de maio de 2011

Força de Van der Waals

A carga eletrônica não se distribui de maneira uniforme, algumas partes da superfície atômica são menos negativas que outras. Em função disto, a carga positiva que se encontra no interior do átomo infiltrar-se-á pelas áreas menos negativas externas, por isso haverá uma débil atração eletrostática entre os dois átomos chamada de força de Van der Waals.
Em baixíssima temperatura, os átomos de hélio movem-se muito lentamente, seu ricochete diminui a tal grau que é insuficiente para vencer as forças de Van der Waals, como o átomo de hélio é altamente simétrico, por este motivo as forças atuantes neste elemento são muito fracas. A contração do hélio ocorre e este acaba por se liquefazer a 4,3 graus acima do zero absoluto.
Nos demais gases presentes na natureza sua distribuição de cargas é menos simétrica que no hélio, as forças de Van der Waals são maiores ocasionando uma liquefação em temperaturas maiores.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/

Postado por: Jenifer

2 comentários:

  1. Quem é Van der Waals?

    Postado por Virginia

    ResponderExcluir
  2. Johannes Diederik van der Waals, nasceu a 23 de Novembro de 1837, em Leiden, foi um físico neerlandês que formulou equações descrevendo os estados líquido e gasoso, trabalho fundamental para a medição do zero absoluto.

    Concluiu que o tamanho da molécula e a força que atua entre elas afectam seu comportamento. Embora as moléculas de gás sejam extremamente pequenas, cada uma delas tem um tamanho diferente - circunstância que afecta o comportamento das moléculas de diferentes gases. As forças que actuam entre as moléculas de um gás são denominadas de forças de van der Waals. Em virtude desse trabalho, Johannes van der Waals foi agraciado com o Prémio Nobel da Física em 1910.

    Postado por Virginia

    ResponderExcluir